
Lá encontrei uma idéia super bacana, principalmente para quem tem um pouco de espaço em casa... uma espiral de ervas. Achei uma idéia super bacana e tomo a liberdade de inclui-la aqui. Elas podem ser de plantas medicinais, aromáticas, condimentares, flores e forrações ou uma mistura de suas plantas preferidas.
A idéia proposta pelo site é a seguinte: As espirais podem ser de qualquer tamanho e são perfeitas para espaços pequenos. O mais importante é que todas as ervas, desde o topo até a base, estejam ao alcance das mãos. Em geral elas têm de 1 a 1,6 metros de diâmetro e entre 0,6 a 1,3 metros de altura. O local de implantação deve ter solo nivelado e de acesso rápido e fácil, preferencialmente perto da porta da cozinha.
Passos para a construção da sua espiral:

Em primeiro lugar disponha uma camada de papelão no local onde será a construção. O papelão vai ajudar a manter a umidade no local. Comece desenhando a espiral com um barbante ou com um pó de cor diferente do papelão, como giz, areia, borra de café ou calcário. Após os espaços serem delimitados, inicie a construção da estrutura enfileirando as pedras ou tijolos e vá acrescentando mais material em direção ao centro e para cima.
- Não se preocupe se ficarem vãos na estrutura, eles servirão de abrigo para pequenos predadores e polinizadores.
- Encha a espiral com o solo que você preparou e plante as mudas, compactando um pouco com as mãos para que elas fiquem bem firmes.
- Coloque cobertura morta sobre o solo. Uma boa cobertura morta, como folhas, palha ou serragem, vai ajudar a manter a umidade e proteger sua espiral da erosão no início.
Agora é só regar regularmente a sua espiral de ervas. Em poucas semanas será possível desfrutar de ervas fresquinhas, colhidas na hora, para o chá da tarde ou para temperar o almoço de domingo.